quinta-feira, 5 de abril de 2012



Sabemos que em nosso mundo atual - capitalista - pede-se um indivíduo profissional capacitado. Mas devemos saber também que nesse nosso mesmo mundo as relações entre as pessoas estão sendo modificadas, os valores estão centralizando cada vez mais na mão de obra específica e em estar no topo da pirâmide social.
A escola como uma grande influenciadora na construção de um indivíduo que deve ser pensante e crítico, deve estar voltada para a construção de uma sociedade mais humana e solidária, o que no mundo atual é desvalorizado, dando lugar ao dinheiro, as vaidades e ao consumismo.
A escola deve valorizar a individualidade de cada um e não homogenizar os pensamentos dos alunos, se preocupando somente com o mercado de trabalho capitalista. A escola tem que ser uma referencia libertadora desse contexto.
Que tipo de sociedade a escola está formando? Uma sociedade capitalista e alienada ou uma sociedade pensante, crítica capaz de transformar o seu meio, valorizando a solidariedade, os seus recursos naturais, culturais e econômicos? [Thays Baes]


A escola, que a priori é fábrica de idéias, tem se transformado, muitas vezes, em um instrumento que potencializa o consumismo. Valorizando assim, a cultura vaidosa e destrutiva, de valorização do "eu consumidor", desvalorizando assim, subjugando o "eu" por si mesmo. O EU! Aquela coisa subjetiva e linda, de ser e pronto. De se enxergar como um ser inacabado e pote vazio pronto a ser cheio de idéias, né!? Onde quem tem mais, é mais. Quando na verdade, o que deve ser sempre valorizado além do "eu", dono de mim, dono de idéias porém vazio...é o saber! Brasil!
líderes como os nossos líderes...dificil! O melhor conselho é o de pensar bemmmm antes de votar! No entanto...pensar e votar em quem?! É um mais podre que o outro e se existe alguém capacitado e bem intencionado, ele acaba se corrompendo. Nossos líderes, com aqueles salários altíssimos e toda corrupção, que felizmente é divulgada, infelizmente acaba por influenciar, por uma questão de idealização, de admiração...porque figuras de autoridade, são sempre observadas e "admiradas"...quem está no poder é sempre influência" Essa questão de hierarquia...sabe?! O menor, quer ser sempre como, ou estar no lugar do maior. Dai os meios pra se atingir este objetivo....O "menor" vai se espelhar em quem para atingir o mesmo lugar do "maior"? Os meios que o maior fez uso, possivelmente. E isso já começa na escola..na verdade em casa. Quando a criança vê o pai mentindo para a mãe, ou a mãe mentindo para a vizinha...A importancia da construção do caráter, é uma das questões mais inportantes, porque isso é semente do homem. É moldar o homem quando ele ainda está em construção...porque nós, somos construidos, somos moldados até o fim. Mas caráter e personalidade, não. Chega uma hora em que não há mais o que fazer. Formou-se. E ai, estando bom ou não. Integro, honesto ou corrupto, não ha mais o que fazer dependendo da idade, dependendo da fase...Psicoterapia, exorcismo ou cadeia neles.[Ivie Buchara]

Nenhum comentário:

Postar um comentário