quinta-feira, 17 de março de 2011

Fidelidade X Lealdade




Ele chegou do trabalho e ela estava na sala, sentada em sua cadeira predileta, olhar triste, ele se inclinou para beija-la, ela desviou.
- Precisamos conversar.
- Quero tomar um banho, cadê o Paulinho?
- Precisamos conversar antes do seu banho. O Paulinho está na casa da avó.
- Aconteceu alguma coisa?
- O Paulinho está bem. Você pode sentar um instante?
Ele se sentou, suspirando contrariado.
- Quem é Laura?
- Laura? Que Laura?
- Você conhece mais de uma?
- Sei lá, meu bem, pode ser alguma cliente, por que?
- Laura sua amiga, é desta que estou perguntando.
- Você conhece todas as minhas amigas meu bem, não sei de que Laura você está falando.
Aconteceu o que ela temia, mas previa.
- Você não se lembra da Laura...
- Não, meu bem, não me lembro de nenhuma Laura.
- Laura, a mulher que viajou com você para o Rio.
- Que história é esta? Você está maluca? É TPM, amor? O que está acontecendo com você? Não estou entendendo nada. Eu fui ao Rio fechar aquela conta grande, lembra?
- Eu esperava que você me contasse, mas parece que isso não vai acontecer...
Ela começou a levantar, estava triste e derrotada. Não daria mais a ele a chance de falar a verdade para vê-lo mentir novamente.
- Minhas malas já estão prontas, estou indo para um flat hoje, amanhã irei providenciar um apartamento para mim e o Paulinho, eu não quero mais morar aqui, você pode ficar com o apartamento. Um advogado irá procurá-lo para tratar os detalhes da nossa separação.
- O que? Separação? Você enlouqueceu! O que está acontecendo com você?
- Eu estou me separando de você, é o que está acontecendo. Não posso viver com alguém que mente para mim dessa forma tão tranquila, como se estivesse passeando no parque. E, para que você não fique na dúvida, eu perdoaria sua traição, mas a sua falta de honestidade é demais para mim. Eu nunca exigi de você fidelidade, eu entendo que isso é uma utopia. Eu só te pedi uma coisa desde que começamos a nos relacionar, que você nunca deixasse de ser honesto comigo. Agora me parece que você não é mais capaz disso. Então eu vou embora, não faz mais sentido ficar aqui.
- Pelo amor de Deus, você está entendendo tudo errado, não é nada disso.
- Fique tranquilo com a sua relação de pai, não vai mudar nada entre você e o nosso filho. A separação é nossa, não dele. Você é um otimo pai.
- Meu amor quem te envenenou contra mim? Quem te inventou mentiras? Eu amo você, você é a mulher da minha vida, eu não quero me separar, que loucura toda é essa? Me conta o que está acontecendo, fala comigo.
- Eu já sei de tudo, tudo que poderia, dada a sua insistência em continuar mentindo. Queria que você me contasse tudo, admitisse e não mentisse mais para mim, meu unico desejo hoje era de te ver sendo honesto comigo. - Ela já estava com lágrimas escorrendo. - Hoje eu me perguntei o dia inteiro "o que eu espero de uma relação?" A unica resposta que eu encontrei foi honestidade, apenas honestidade.
Ela foi indo em direção a porta.
- Meu bem, por favor, espera, vamos conversar.
- Se você quiser saber como eu descobri tudo pergunte a Laura, talvez ela seja honesta com você.
Ela disse isso, abriu a porta e partiu.
Quando chegou no carro, desabou em lágrimas, no banco do passageiro ainda estava todos os e-mails, fotos e comprovantes das viagens dos dois para o Rio. A Laura não havia a poupado de nada. Estranhamente ela pensou que a Laura havia sido mais honesta com ela do que fora o seu próprio marido.

P.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário